quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Experiência - Regras Revisadas

Aventureiros evoluem. Cada missão concluída, cada luta vencida, cada inimigo derrotado tornam os heróis mais experientes e poderosos. Essa evolução é representada pelos Pontos de Experiência (ou PEs).
Cada vez que os jogadores terminam uma aventura, o mestre deve recompensá-los com Pontos de Experiência. Esses Pontos são usados mais tarde para evoluir o personagem, adquirir itens mágicos, ou realizar uma série de manobras dramáticas.
Em 3D&T, experiência não vem com a idade — vem com aventuras, desafios e riscos. Um jovem membro de equipe super-sentai, que salvou o mundo várias vezes e derrotou um império maligno durante o ano letivo, é mais poderoso que um soldado veterano que treina todos os dias mas nunca saiu do quartel.
Os Pontos de Experiência ganhos por cada jogador dependem de como ele atuou na aventura:
+1 PE se terminou a aventura com vida.
+1 PE se concluiu a missão com sucesso.
+1 PE ou mais para cada inimigo vencido em combate justo (veja adiante).
-1 PE para cada derrota em combate justo.
-1 PE para cada companheiro morto ou perdido.
-1 PE para cada violação de um Código de Honra.
O mestre também deveria premiar com 1 PE extra os jogadores que agiram de acordo com seus personagens.
Esta é uma forma de recompensar aqueles que interpretam seus papéis (afinal, RPG é interpretar) e punir jogadores que não o fazem. Se um jogador pega uma Fobia, mas “esquece” dela e não demonstra medo, esse jogador não merece um PE extra.
Cada jogador deve anotar na Ficha de Personagem os Pontos de Experiência que ganhou. Se ainda não tiver o bastante para comprar um Ponto normal de personagem, deve esperar as próximas aventuras — ou apenas guardar para outras utilizações.
Naruto
Experiência em Combate
Os Pontos de Experiência, tão mirrados no sistema original, agora recebem uma revisão que torna as coisas um pouco diferentes.
Segundo as regras originais, qualquer pessoa que vencer outra em combate justo recebe 1 Ponto de Experiência, até ai tudo bem, mas digamos que seu Personagem que foi criado semana passada, novinho em folha, consegue matar um dragão ancião em um golpe de sorte (e põe sorte nisso!), segundo as regras ele receberia 1PE, o mesmo que receberia se derrotasse um goblin magrelo.
Para tornar as coisas mais equilibradas nesse sentido, vamos atribuir um nível de Poder para os Personagens.
A soma de todas as Características, mais a soma do valor de todas as Vantagens que oferecem alguma vantagem em combate, menos as Desvantagens que atrapalham no combate resultam no valor de Poder do Personagem.
PD = SC + SV - SD
PD = Poder do Personagem
SC = Soma de todas as 5 Características
SV = Soma do valor das Vantagens que afetam o combate
SD = Soma do valor das Desvantagens que afetam o combate
Transformando Experiência em Pontos
Imagine um personagem de 1 Ponto, muito jovem e inexperiente. Para que esse Personagem de 1 Ponto aumente sua Pontuação com experiência, ele precisa acumular um número de PEs igual ao seu nível atual, quer dizer que se esse personagem de 1 Ponto ganhar 1PE ele recebe 1 Ponto de Personagem e se torna um personagem de 2 Pontos, então, precisa acumular +2PEs (desconsiderando o PE ganho anteriormente) para ganhar mais 1 Ponto, agora, se tornando um personagem de 3 Pontos  e assim sucessivamente.
Essa regra de progressão reflete o quanto o Personagem é inexperiente no início do jogo e qualquer tonteira que ele fizer, como pegar um ladrão de galinhas ou mesmo roubar a galinha e fugir, já é uma experiência nova e isso se reflete com o ganho do Ponto de Experiência.
Pense agora em um Personagem de 12 Pontos, como ele já viveu diversas aventuras, ele vai precisar roubar muita galinha de 12PEs para ganhar 1 Ponto de Personagem. Sendo assim, quanto mais alto seu Nível, mais difícil será a progressão do Personagem, de forma semelhante aos Games de RPG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário