quarta-feira, 26 de julho de 2017

Movimento - Regras Revisadas


O que é movimento?

Um movimento é quase qualquer coisa que não seja atacar ou usar magia. Em um turno você pode mover-se em velocidade máxima (veja adiante) e também executar uma ação. Você pode fazer isso na ordem que quiser (mover-se e agir, ou agir e mover-se).
Você pode mover-se duas vezes (o dobro de sua velocidade máxima) e não realizar nenhuma ação. Mas não pode fazer o contrário (ficar imóvel e fazer duas ações).
Certas ações não agressivas podem ser executadas como se fossem movimentos. Trocar de arma; beber uma poção; jogar algo para um aliado pegar; abrir ou fechar uma porta; entrar ou sair de um veículo... o mestre decide quais ações podem ser movimentos.
A vantagem Aceleração oferece um movimento (não uma ação) extra por turno. Neste caso você pode mover-se duas vezes e agir, ou então mover-se três vezes.
Mercúrio - Marvel
Velocidade
Não há grande necessidade de determinar a velocidade em valores numéricos em que um personagem se desloca no sistema 3D&T Alpha. Entretanto, em alguns momentos, isso pode ser interessante, principalmente quando se quer ser realista e usar as medidas do mapa do mundo. 
x Velocidade Normal: A velocidade de passo normal para um personagem é igual a Hx10km/h ou Rx10km/h, aquele que for menor. Um personagem pode viajar até Rx5 horas nessa velocidade sem se cansar. Após esse tempo, deve fazer um teste de Resistência com penalidade cumulativa de –1 para cada hora extra de viagem. Em caso de falha, precisa parar para descansar pelo menos uma hora. Personagens com H0 ou R0 viajam a 5km/h durante 3 horas.
x Velocidade Máxima: Em situações de combate, todos os personagens se movem com uma velocidade igual a Hx10 m/turno ou Rx10 m/turno, aquele que for menor. Os bônus oferecidos por vantagens como Aceleração (H+1) e Teleporte (H+2) aumentam essa velocidade. Um personagem pode correr até Rx10 minutos nessa velocidade sem se cansar. Após esse tempo, deve fazer um teste de Resistência com penalidade cumulativa de –1 para cada Rx10 minutos extras. Em caso de falha, cai exausto por 1d horas. Personagens com H0 têm velocidade máxima de 5 metros por turno.
The Legend of Zelda - Breath of the Wild
Outros Tipos de Movimento
x Rastejando: Pode ser considerado um meio termo entre escalar e caminhar, servindo para facilitar a subida e descida de locais relativamente inclinados. Metade da velocidade normal. Recebe bônus de +1 se tiver perícias adequadas (Crime, Esporte, Investigação, Sobrevivência ou a especialização Furtividade).
x Saltando: A altura e a distância é igual sua Habilidade em metros em Velocidade Normal, já a distância é igual a sua Hx5m ou Rx5m em Velocidade Máxima. Recebe bônus de +1 se tiver perícias adequadas (Esporte, Sobrevivência ou a especialização Salto/Pulo). Personagens com Movimento Especial (Salto) saltam com o dobro da distância.
x Esgueirando: Permite passar por locais apertados, assim como se livrar de amarras e algumas outras coisas que possam estar impedindo seus movimentos, como jaulas e escombros. Metade da velocidade normal. Recebe bônus de +1 se tiver perícias adequadas (Crime, Esporte, Investigação, Sobrevivência ou a especialização Furtividade).
x Nadando: Metade da velocidade normal. Recebe bônus de +1 se tiver perícias adequadas (Esporte , Sobrevivência ou a especialização Natação). Anfíbios e personagens com Movimento Especial (Natação) nadam com velocidade normal.
x Escalando: Um quarto da velocidade normal. Recebe bônus de +1 se tiver perícias adequadas (Esporte, Sobrevivência ou a especialização Alpinismo). Personagens com movimento Especial (Aderência) escalam com velocidade normal.
x Voando: Igual a velocidade normal, mas pode acelerar fazendo um teste de H com penalidade de –1 para cada ponto de H além da sua. Por exemplo, um voador com H4 pode fazer um teste de H–2 para voar como se tivesse H6.
x Caindo: O tempo de uma queda é uma Ação Muito Simples para até 10 metros, um Movimento para até 25 metros, um Turno Inteiro para até 50 metros e assim por diante. A queda causa 1d de dano para cada 10m de queda. Nenhuma queda causa mais de 5d de dano. Personagens com Movimento Especial (Queda Suave) 
x Personagens Incansáveis: Construtos e mortos-vivos não precisam de descanso por estar em movimento. Sua velocidade não é limitada pela Resistência, apenas pela Habilidade.  Eles também não fazem testes de Resistência para continuar seguindo sem descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário